Sua família é a nossa família!

  • (17) 4141-3113
  • (17) 99709-6112
O segredo da longevidade é o bom humor
Conforto, segurança e qualidade de vida
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Slider

VOCÊ SABE O QUE É E COMO ESCOLHER UMA ILPI?

O envelhecimento da população brasileira e o modelo de vida acelerado das gerações ativas são fatores que levaram ao surgimento de serviços voltados para a terceira idade. Os próprios idosos de hoje também se tornaram relativamente diferentes dos idosos de antigamente: prezam por um modelo ativo, com autonomia e qualidade de vida.

Nesse sentido, as ILPIs (Instituição de Longa Permanência para Idosos) têm se transformado, evoluíram e oferecem serviços variados e de boa qualidade. Esqueça aquela visão antiga e ultrapassada de casa de repouso ou de asilo de antigamente. Hoje, as ILPIs se transformaram em verdadeiros hotéis ou SPAs voltados para a terceira idade.

Conforto, segurança, atividades, tecnologia, lazer e demais serviços que trazem melhorias na saúde e bem-estar dos idosos são pontos importantes para as novas empresas que investem neste setor. Nestas novas casas, os idosos são acompanhados por equipe multiprofissional, realizam atividades físicas, cognitivas, avaliações médicas, têm alimentação saudável e variada, participam de atividades de confraternização e os ambientes têm ficado mais modernos e animados. Assim, os familiares atuam verdadeiramente como família, realizam visitas frequentes, levam para passeios e até participam de algumas atividades internas. Os cuidados intensivos ficam a cargo de profissionais da saúde e, dessa forma, os responsáveis não renunciam de seus empregos e vida pessoal, conseguindo ainda garantir todo suporte emocional que é essencial ao idoso.

Estes novos modelos de ILPIs se espalharam pelos países desenvolvidos e estão em crescimento no Brasil devido à nova realidade nacional. Logicamente, nem todas as casas são referências ou bons exemplos, contudo, esse tabu está sendo quebrado e hoje existem várias empresas sérias e com excelentes propostas no mercado. Ainda assim, muitas famílias ficam inseguras e cheias de dúvidas na hora de escolher uma boa instituição de hospedagem para idosos.

Para resolver estas dúvidas, separamos aqui 5 fatores que são importantes de se avaliar antes de escolher uma ILPI:

1) ESTRUTURA: Visite e conheça o espaço físico da ILPI. Ele deve ser amplo, arejado, iluminado, tranquilo, harmônico, seguro e alegre. Deve seguir critérios de acessibilidade e dispositivos anti-incêndio, preferencialmente, ter área verde.


2) REGULARIZAÇÃO: É fundamental que a casa tenha seus alvarás de Bombeiro, Funcionamento (Prefeitura) e Sanitário (ANVISA) em dia. Também é interessante que o estabelecimento tenha cadastro no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde).


3) EQUIPE E SERVIÇOS: Atente-se se o número de colaboradores atende ao número de hóspedes de casa. Observe quais são os profissionais e a qualidade dos serviços prestados. Se há treinamentos e acompanhamento da equipe com frequência e se os serviços são humanizados. Observe também o serviço de hotelaria e cardápios.


4) ATIVIDADES: Quem disse que o idoso deve ficar em repouso? Avalie quais são as atividades da ILPI que você pesquisa. Quanto mais diversificadas, maiores as chances de você estar escolhendo uma ILPI que dará qualidade de vida ao idoso.


5) PLANOS: Busque entender quais são os planos e valores oferecidos pela empresa. Pergunte-se: como é o contrato? Há cobrança de décimo terceiro?
Ponderados estes fatores, você terá cumprido um check-list para decidir por uma ILPI de qualidade! A Diu Vitae, por exemplo, uma ILPI localizada em Cedral-SP, está no mercado há sete anos e atende a todos os requisitos acima listados.

A Diu Vitae conta com uma estrutura moderna e ampla (são mais de 5 mil m²), com duas alas voltadas para o perfil de cada hóspede. A equipe, composta por cuidadores, enfermeiros e técnicos de enfermagem, tem um número de profissionais maior do que preconiza a ANVISA, atua 24h e passa por treinamentos frequentes. As consultas médicas da casa são individuais e garantem bom acompanhamento, evitando ou sanando possíveis complicações de saúde.

Os cardápios são variados e elaborados por nutricionista, que também realiza avaliação semanal para acompanhar alterações de peso. A Diu Vitae conta com cozinha equipada que atende as normas padrões, tem equipe treinada e oferece seis refeições por dia. Além disso, a lavanderia está inclusa nos pacotes oferecidos.

A Diu Vitae é uma ILPI que acredita que o idoso deve ser sempre estimulado. Por isso, incentiva a socialização, trabalha com exercícios fisioterápicos, de cognição, memória e coordenação por meio de atividades diversas, como as aquáticas, prática de artesanato, jogos, leitura, projeção de filmes, música, etc. A casa ainda promove eventos temáticos que variam ao longo do ano, convidando familiares e profissionais de diversas áreas para participar dos divertidos momentos dos hóspedes.

Importante dizer também que a Diu Vitae possui cadastros e alvarás regularizados e que a casa respeita protocolos, normas técnicas e criação de parcerias com instituições regionais sérias como a de coleta especial do lixo e fornecedores de produtos clínicos, hospitalares, farmacêuticos e de insumos alimentares.

Quanto aos planos, a casa conta com diferentes modelos para atender à necessidade da família. Há planos com prazos determinados, geralmente para famílias que viajam e não têm com quem deixar o familiar idoso. Planos integrais são voltados para hóspedes que querem usufruir de todos os serviços por tempo indeterminado e viver num ambiente tranquilo, alegre e assistido. O modelo centro-dia funciona como uma escola, onde o hóspede aproveita dos serviços e cuidados ao longo do dia e volta para casa para dormir.

O contrato na Diu Vitae é flexível, respeitando a adaptação do idoso e não fideliza o cliente por meses ou anos não havendo multas em casos de rescisão. A empresa oferece planos com valores justos quando comparados à média do mercado, além disso, a casa não cobra o décimo terceiro.

Agende uma visita na Diu Vitae e entenda, na prática, como funcionam os 5 principais fatores para escolha de uma boa ILPI.

Contato

Rua Emilio Targa, nº: 12 – Cedral/SP

  • (17) 4141-3113
  • (17) 99709-6112
  • casaderepouso@diuvitae.com.br

Newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

WhatsApp WhatsApp